Ciclo de palestras marcam primeiro dia da Jornada de Pediatria da Santa Casa

13 Abr

Ciclo de palestras marcam primeiro dia da Jornada de Pediatria da Santa Casa

Nesta sexta-feira (13), aconteceu o primeiro dia do ciclo de palestra da 2° Jornada de Pediatria realizada pela coordenação de eventos da Santa Casa de Campo Grande. O evento reuniu no auditório “Germano Barros” do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo pediatras em geral, médicos residentes e demais profissionais da área da saúde que lidam com a população infantil.

Na abertura o presidente do hospital, Dr. Esacheu Nascimento, fez seu pronunciamento apontando a importância da segunda edição da jornada, que assim como a do ano passado, também será um sucesso. “É muito gratificante poder realizar a segunda edição deste congresso. Além de trazer vários profissionais locais e nacionais para compartilhar seus conhecimentos conosco, também é uma forma de fortalecer as categorias. Fico feliz por mais esta edição”, comenta.

Em seguida, Marcos Piangers, ministrou a primeira palestra do dia com o tema “Criatividade”, levando de forma dinâmica este assunto tão presente no dia-a-dia de qualquer pessoa. Na sequência, foi ministrada a palestra, “Disforia de gênero e orientação sexual na adolescência: Como lidar com este tema no consultório?” pela Dra. Carmem Lúcia de Almeida Santos-MS. Logo após, foi aberto um momento de perguntas e respostas sobre o tema abordado estendendo-se à vista aos pôsteres dos trabalhos e coffee break. Logo depois foram ministradas as palestras “VSR – Impacto e Profilaxia” e “Ventilação não invasiva em pediatria: Comparação entre CPAP e cateter nasal de alto fluxo” pela Dra. Fernanda Aparecida de Oliveira Peixoto-GO, encerrando as palestras no período da manhã.

Dando continuidade ao evento no período da tarde, as primeiras duas palestras “Manejo do choque séptico” e “Traumatismo crânio-encefálico grave em crianças” foram ministradas pelo médico renomado, Dr. Jefferson Pedro Piva-RS, com um momento de perguntas e respostas ao final. Logo em seguida, foi a vez da palestra “Como garantir o trabalho em equipe e a assistência segura para o paciente pediátrico” com a enfermeira, Sandra Baltieri-SP. A palestra que encerrou o dia foi com o tema “Disfunção oral no recém-nascido e no lactente: Avaliação inicial e manejo”, com a fonoaudióloga, Camila Dantas-MG.

O evento segue com programação até este sábado (14), das 8h às 12h30, e conta com o patricíonio e apoio da Nestlé, Comercial T&C, Laboratório Sabin, Governo do Estado, Exceler Plaza Hotel, Fundação Manoel de Barros, Uniderp, Uniderp 103,7 FM, Uniprime, Escola Bilíngue Harmonia, Alternativa Livros&Papelaria, Zoom Publicidade. A Jornada de Pediatria recebeu patriocínio de empresas privadas em conformidade com a Lei N°11.265, de 3 de janeiro de 2006.