Esacheu Nascimento ministra palestra no Fórum de Médicos de Fronteira

04 Abr

Esacheu Nascimento ministra palestra no Fórum de Médicos de Fronteira

O presidente da ABCG-Santa-Casa, Dr. Esacheu Nascimento, proferiu uma palestra sobre a “Atuação da Santa Casa na Saúde Indígena” em conferência realizada no 2º Fórum de Médicos de Fronteira do Conselho Federal de Medicina que acontece nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4) no Hotel Deville Prime Campo Grande.

O tema é considerado de importância pelos organizadores por conta da posição geográfica do Estado e da presença da segunda população indígena entre os estados brasileiros. A palestra teve início às 14h desta terça-feira e nela o presidente abordou as evoluções ocorridas na Santa Casa nos últimos anos e o aumento da presença das etnias indígenas nos números de serviços prestados pelo hospital.

O coordenador da mesa de conferência foi o conselheiro federal de medicina e membro da comissão de integração de Médicos de Fronteira, Dr. Jeancarlo Fernandes Cavalcante, que deu a palavra ao palestrante e convidou os presentes à discussão ao final desta.

Dr. Esacheu apresentou a evolução numérica de atendimentos dispensados a indígenas que chegou a 865 atendimentos em 2017. Números mais específicos como a quantidade de cada tipo de procedimento, também foram explanados pelo presidente. Nascimento explicou algumas ações do hospital no sentido de favorecer o acesso destes pacientes, como a contratação de enfermeiras que falam línguas como a Terena, o que permite uma interação mais eficiente, principalmente com pacientes mais idosos que têm dificuldade em se expressar em outros idiomas.

O coordenador da mesa, Dr. Jeancarlo Fernandes Cavalcante, ressaltou a distinção que a Santa Casa de Campo Grande vem recebendo em relação às demais entidades filantrópicas no que diz respeito à gestão e a recuperação do patrimônio físico e operacional. “Como alguém de fora posso dizer a vocês que a Santa Casa de Campo Grande nos causa admiração pelo histórico de excelência que vem imprimindo nos últimos anos, parabéns Dr. Esacheu, e parabéns aos campo-grandenses”, felicitou.

Estavam presentes na plateia o presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, o vice-presidente, Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, o segundo vice-presidente, Dr. Jecé Freitas Brandão, além de outras autoridades da categoria e demais médicos.