Portaria eleva Santa Casa a nível máximo no atendimento a traumas

04 Out

Portaria eleva Santa Casa a nível máximo no atendimento a traumas

Aportaria nº 1.227, publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União na quarta-feira (28) habilitou a Santa Casa de Campo Grande como Centro de Trauma Tipo III, o mais elevado na classificação do Ministério. Esta elevação de nível permitirá ao hospital enquadrar e faturar os casos da área de forma específica em sua especialidade, melhorando o faturamento dos mesmos de acordo com a especialidade envolvida no tratamento.

Até então a internação dos casos de trauma era realizada de maneira genérica, o que proporcionava uma remuneração menor e prejudicial à Santa Casa. Para a habilitação o hospital teve que passar por vistorias e avaliações da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério. As exigências passam por diversos fatores físicos e organizacionais inerentes aos hospitais que atendem as urgências e emergências na alta complexidade.

A existência de uma série de profissionais de especialidades específicas no plantão do Pronto Socorro, a disponibilidade de uma série de especialidades à disposição do paciente do trauma, além de equipamentos e aparelhos específicos, são algumas das exigências fiscalizadas pelo Ministério para a habilitação.

Com a publicação a ABCG – Santa Casa promoverá imediatamente o treinamento dos funcionários que têm contato com a burocracia destes casos para que a documentação relativa esteja correta no momento do faturamento. “Precisamos estar preparados para o encaminhamento correto das faturas e melhora desta remuneração que ajudará a mitigar o prejuízo imposto pelo SUS ao hospital”, explicou o presidente, Esacheu Nascimento.