Rotary Club doa Unidade Eletrocirúrgica à Santa Casa

07 Abr

Rotary Club doa Unidade Eletrocirúrgica à Santa Casa

O presidente da ABCG-Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, recebeu na noite deste sábado mais um equipamento de última geração doado para a Santa Casa pelo Rotary Club Universidade em parceria com o Rotary Club Kochi South da cidade de Kochi, no Japão. A solenidade foi às 19h30 na sede do Rotary durante a 28ª Reunião Ordinária do clube e a entrega foi oficializada pelo presidente do Rotary Club Universidade, Rildon Vaz da Silva, ao presidente da ABCG, Dr. Esacheu Nascimento, que estava acompanhado da esposa, senhora Bernadette Nascimento.

O Rotary explica que a aquisição do equipamento decorre de ações originadas a partir de um subsidio global aprovado para treinamento médico no Brasil pela Fundação Rotaria. O equipamento e acessórios estão avaliados em cerca de R$ 60 mil e deverá contribuir na realização das cerca de 40 mil cirurgias que a Santa Casa já realiza todos os anos.

Segundo explicações do técnico responsável pela empresa representante da marca do aparelho, trata-se de uma Unidade Eletrocirúrgica Vio 300s da marca Erbe. A mesma conta com regulador de potência eletrônico, que libera a ação do equipamento na exata medida da necessidade do procedimento realizado. “A regulagem de potência automática evita que haja excesso ou falta de potência na cauterização, o que diminui os tecidos afetados e proporciona ao paciente um período menor de recuperação”, explicou.

Antes da entrega do aparelho, Dr. Esacheu Nascimento realizou uma palestra demonstrando os avanços obtidos pelo Hospital Santa Casa nos últimos anos e, na apresentação, priorizou demonstrar o apoio que a sociedade vem dando ao hospital neste período. “A sociedade está percebendo que a Santa Casa evolui com seriedade hoje, e com isto, gradativamente, volta a contribuir de várias formas com o hospital que é um patrimônio de todos”, ressaltou.

A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo governador do Rotary, Marcos Vinholi, o presidente do Rotary Club Universidade, Rildon Vaz da Silva, o representante do Rotary Club Kochi South, Takao Moribe e o presidente da ABCG-Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento. Acompanharam a solenidade o suplente do conselho fiscal da ABCG, João Nelson Lyrio e o associado, professor Gete Otaño, ambos membros do Rotary.