Santa Casa e Sesau assinam Documento Descritivo da Unidade de Traumatologia

12 Jul

Santa Casa e Sesau assinam Documento Descritivo da Unidade de Traumatologia

A Santa Casa de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) assinaram na manhã desta sexta-feira (12) o Documento Descritivo (DD) dos serviços acrescentados pelo repasse de R$ 2,859 milhões. O DD será acrescentado por meio de Termo Aditivo ao convênio 038/2017 que oficializa a prestação dos serviços da Santa Casa para o Sistema Único de Saúde com data retroativa a 1º de abril.

O Documento foi assinado pelo presidente da ABCG – Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento e pelo secretário municipal de saúde, Dr. José Mauro Pinto de Castro Filho, com anuência do secretário estadual de saúde, Dr. Geraldo Rezende e da titular da Promotoria da Saúde, Dra. Filomena Fluminhan, que também participaram do ato.

Os termos do Documento vêm sendo discutidos pelos técnicos da Santa Casa, Sesau e SES desde 1º de abril, dia em que os serviços pactuados começaram a ser prestados pelo hospital e agora devem ser pagos retroativamente. A verba pactuada tem origem de R$ 1,109 milhão do Ministério da Saúde e R$ 1,750 milhão na Secretaria Estadual de Saúde.

O presidente da Santa Casa falou da importância da realização. “A finalização de mais esta etapa é motivo de muita satisfação. É o resultado de um trabalho em conjunto com o Ministério Público que intermediou algumas diferenças que haviam no entendimento para a assinatura deste Documento Descritivo que enseja novo termo aditivo ao contrato já existente com o município. Ele oficializa a ampliação dos serviços prestados não apenas na área de traumatologia, como também em outras. Nós estamos com boa vontade em atender, pois somos hoje o hospital que oferece serviços em saúde mais baratos ao SUS no Estado, portanto todos ganham com esta formalização. Ganha o SUS com mais serviços, ganha a Santa Casa que passa a receber pelos serviços e ganham os pacientes que são bem atendidos em um ambiente novo”, disse Esacheu.

Em seguida, o secretário estadual de saúde, Dr. Geraldo Rezende, se pronunciou. “Eu quero dizer aqui, em resumo, que os grandes vitoriosos são os usuários do SUS, pois a gente conseguiu, depois de uma série de reuniões técnicas e depois de quase um ano de funcionamento desta Unidade, assinar este termo. Nosso objetivo é ajudar a Santa Casa a atender da melhor forma possível a população de Mato Grosso do Sul. Eu sei muito bem o papel que a Santa Casa exerce na saúde do Estado, é de fato o hospital com a melhor estrutura, o hospital mais organizado e que tem, de fato, uma equipe que, em todos os setores, é de primeira. No final de outubro vence o contrato da Sesau com o hospital, mas, certamente, eu entendo que com a alta dose de responsabilidade social que nos move, teremos que procurar caminhos para poder fazer com que as coisas de fato aconteçam em Mato Grosso do Sul”, disse.

Dr. José Mauro Pinto de Castro Filho, secretário municipal de saúde, fez uso da palavra em seguida. “Para mim é uma sensação muito boa estar aqui hoje assinando este Documento que é apenas o início de um trabalho que tem muito a evoluir nesta Unidade que conta com mais de 100 leitos. Agradeço todos que trabalharam para que o dia de hoje acontecesse”, finalizou.

Por fim, a promotora de justiça, Dra. Filomena Fluminhan, parabenizou todos os envolvidos pela conclusão da etapa. “É uma satisfação muito grande estar aqui hoje com este ato concretizado e fruto do trabalho árduo da brilhante equipe técnica do Estado, Município e Santa Casa. Em nome do Ministério Público gostaria de parabenizar e homenagear todos que estavam à frente deste projeto. Foram inúmeras reuniões para que pudéssemos chegar em um consenso onde todos cederam e assim se constrói hoje aquilo que é melhor para todos. Também ficou acordado que em 30 dias deve ser feita uma nova reunião para iniciar as conversas da renovação do contrato”, finalizou.

O novo aditivo contemplará diversas modalidades de tratamentos médicos e diagnósticos, dentre estes amplia em 160 cirurgias ortopédicas de pequeno e médio porte, além de 20 eletivas de alta complexidade. Os procedimentos relacionados à traumatologia serão atendidos na nova unidade, enquanto que os de clínica médica, e outros, no prédio principal da Santa Casa. Para finalizar a oficialização do novo aditivo ele deverá passar pela Procuradoria Geral do Município e ser publicado no Diário Oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Também estavam presentes no ato o vice-presidente da ABCG-Santa Casa, Heitor Freire, o diretor-secretário, Arly Serra, o diretor de finanças, Marcos Alceu Villalba, seu adjunto, Ivan Araújo Brandão, além do chefe de gabinete da Sesau, Dr. Carlos Barbosa, o assessor da Secretaria, Dr. José mendes, o superintendente de relações institucionais, Antonio Lastória e demais assessores técnicos.