EMAIL

ouvidoria@santacasacg.org.br

DISQUE ANS

0800 7019656

Santa Casa realiza palestras sobre práticas integrativas em saúde

28 Abr

Santa Casa realiza palestras sobre práticas integrativas em saúde

Ocorreu na noite deste sábado, dia 27, o 1º Ciclo de Palestras sobre práticas Integrativas e Complementares na Área da Saúde. O evento foi no Auditório Carroceiro Zé Bonito e contou com palestra do professor doutor Ricardo Monezi, orientador de pesquisas com práticas integrativas e complementares no meio acadêmico e pioneiro em pesquisas utilizando o Reiki em seu mestrado e doutorado.

 

A abertura do evento foi realizada pela vice-presidente e presidente da Santa Casa em exercício, Gracita Barbosa, que iniciou dando as boas-vindas aos presentes e apresentando imagens da evolução da Santa Casa nos últimos anos. Após as palavras de agradecimento e recepção proferidas pela presidente em exercício, teve início a palestra do professor Ricardo Monezi.

 

Em sua palestra o professor doutor discorreu sobre “As práticas integrativas e complementares de saúde: conceito, implementação e perspectivas”, visando temas como a visão da ciência sobre o assunto, o cuidado integral e o fomento à saúde. Durante sua exposição o professor Ricardo transmitiu importantes informações sobre o tema proposto, ressaltando, sempre, que a proposta não pode conflitar com a medicina convencional, mas sim atuar integradamente, complementando o tratamento com outras alternativas que possam beneficiar a recuperação e manutenção da saúde.

 

O professor esclareceu sobre a relação de ciência e tradição, deixando clara a necessidade da integração entre ambas e não o combate. Explicou que o conhecimento transmitido por gerações de forma empírica não pode ser desprezado pelo fato de pessoas alegarem falta de evidências. “A ausência da evidência não pode ser tomada como a evidência da ausência de um fato ou fenômeno, tudo tem que ser estudado”, expôs.

 

Seguiu explicando a necessidade de se aprender com os mais velhos e sugeriu isto como prática aos presentes. “É importante tirarmos 20 minutos do nosso dia para estar com os idosos, isso é fazer escola”, lembrou. Em sua exposição, Ricardo Monezi ressaltou a necessidade de que as pessoas se preocupem menos com doenças e mais com saúde, ressaltando a importância ativa do pensamento sobre o organismo em sua condição sistêmica.

 

Muito aplaudido pelo auditório lotado, Monezi se despediu e ao final recebeu uma monção de Congratulação da Câmara de Vereadores de Campo Grande proposta pelo vereador Dr. Lívio Leite, que foi representado na entrega pelo assessor parlamentar Rivail Matos.

 

Finalizando o evento falou a presidente da Asterflor - Associação de Terapeutas Florais de MS, Joseanne Cristina Roque, que saudou aos presentes e fez a despedida. “Levem paz e saúde a todos os familiares, muita benção e tudo de bom a todos”, encerrou. Estavam presentes, também, Amilton Obino Abreu, gerente da Escola de Saúde da Santa Casa, a gerente multiprofissional e assistente social na Santa Casa, Alvina de Oliveira, o gerente do Núcleo de Estratégia e Qualidade da Santa Casa, a pesquisadora em saúde pública da Fiocruz – MS, Ana Teresa Gomes Guerreiro e a coordenadora médica da linha privada da Santa Casa, Dra. Daniela dos Santos.

 

Práticas Integrativas

 

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

 

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.