Técnicos do Ministério da Saúde visitam Santa Casa

12 Fev

Técnicos do Ministério da Saúde visitam Santa Casa

Uma equipe técnica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde visitou a Santa Casa e a Unidade de Traumatologia na manhã desta terça-feira, dia 12. O objetivo da presença dos técnicos é a definição do custeio da Unidade no que tange a responsabilidade do Ministério. Os técnicos estavam em Campo Grande desde o dia anterior, quando permaneceram na Secretaria Municipal de Saúde levantando dados do atendimento do SUS na Santa Casa.

Depois de uma reunião com técnicos da Santa Casa e das secretarias de saúde do Estado e Município na presidência do hospital, a equipe técnica visitou a Sala de Monitoramento e, em seguida, a Unidade de Traumatologia. Na Unidade percorreram os andares onde situam-se as enfermarias com os 51 leitos já ativos, a UTI que também já recebeu pacientes, além do centro cirúrgico e das áreas onde estão sendo instalados os novos equipamentos de diagnóstico por imagem.

Durante a visita os técnicos foram tirando suas dúvidas sobre a nova instalação e no retorno ao prédio principal pediram para visitar a UCP (Unidade de Cuidados Prolongados) e a ala de queimados. Nos dois locais foram recebidos pelas médicas responsáveis, com as quais conversaram sobre o atendimento e sobre novas portarias do Ministério que serão editadas para aprimoramento dos serviços em todo o País.

Após o trajeto, por volta do meio-dia, o Coordenador Geral de Atenção Hospitalar, Rafael Mendonça, explanou aos técnicos do hospital alguns critérios que devem ser levados em consideração no financiamento de unidades de saúde e prometeu celeridade na análise do processo referente à nova Unidade. Rafael Antonio Guimarães, do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU), relatou que é perceptível a evolução da Santa Casa desde sua última estada em 2015.

Vieram o Coordenador Geral de Atenção Hospitalar, Rafael Mendonça, e os técnicos do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU) - Coordenação Geral de Atenção Hospitalar (CGHOSP), Rosicleia Benegatto e Rafael Antonio Guimarães, acompanhados do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcelo Vilela, do Superintendente de Relações Institucionais da Sesau, Antonio Lastória, da Superintendente Geral de Atenção à Saúde da SES, Mariana Croda e técnicos das duas secretarias.

O presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, estava em viajem e os visitantes foram recebidos pelo Diretor Técnico em exercício, Dr. Rafael Teixeira, o Gerente Médico, Dr. Fernando Batoni, o coordenador do Pronto Socorro, Dr. Marcos Bonilha, o coordenador do Núcleo Interno de Regulação, Dr. Fabiano Cançado e equipe técnica do hospital.