ouvidoria@santacasasaudecg.com.br

Unidade de Trauma deve iniciar funcionamento no começo de setembro

10 Ago

Unidade de Trauma deve iniciar funcionamento no começo de setembro

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 10, na Santa Casa de Campo Grande, o comitê de acompanhamento da obra da Unidade de Trauma da Santa Casa aprovou o início do funcionamento da nova unidade para o começo de setembro, conforme solicitado pelo presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento para o quanto antes. Estavam presentes na reunião representantes do Hospital, do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

A decisão acatada por todos os entes presentes foi de que uma reunião ocorrerá no dia três (3) de setembro (segunda-feira) para averiguar a documentação de autorização de funcionamento emitida por órgãos como a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Anvisa. A partir desta, e estando tudo correto, os entes autorizam a migração paulatina dos pacientes da traumatologia para o novo prédio, até que se conclua a pactuação do custeio definitivo da Unidade.

Segundo o gerente de infraestrutura da Santa Casa, engenheiro Jairo Ribeiro, de todas as licenças necessárias para garantir a segurança dos pacientes, apenas a do Corpo de Bombeiros ainda não foi expedida, mas já se encontra em andamento adiantado e deve sair nos próximos dias. “Nosso pessoal está reunido neste momento com representantes da Corporação e, como todas as normas foram cumpridas, deve sair muito rápido”, afirmou o engenheiro.

Financiamento

O aumento nas despesas acarretado pela transferência dos pacientes e ampliação do serviço deverá ser bancado pela parcela única prometida pelo então ministro da saúde, Ricardo Barros e ratificada pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Carlos Marun, no último dia 3. Para que o repasse desta ocorra, o secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Coimbra, sugeriu que todos os entes presentes entrem em contato com o Ministério da Saúde cobrando o repasse.

O representante do MPF, Dr. Danilo Elias Pereira, informou aos presentes que o procurador Dr. Marcos Nassar, está disposto a solicitar que a procuradoria-geral da República oficie ao atual ministro da saúde a fim de reforçar a solicitação do cumprimento do compromisso feito para financiamento inicial do serviço.

O município de Campo Grande manifestou-se de acordo com o pactuado por meio do secretário municipal de saúde, Dr. Marcelo Vilela, que afirmou já estar discutindo com os demais entes os termos do custeio da nova Unidade.

O representante do Ministério Público Estadual, Dr. Rodrigo Ribeiro Mota, pediu informação aos presentes sobre os pacientes que irão ser transferidos, a fim de saber se serão apenas os ortopédicos ou se todos os tipos de trauma. A diretora técnica da Santa Casa informou que, a princípio, irão os ortopédicos, que são a maioria, e depois os neurológicos e demais traumas.

Com a concordância de todos os presentes sobre a decisão, o presidente da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, Dr. Esacheu Nascimento, pediu o fechamento da ata da reunião para assinatura das partes e agradeceu o empenho de todos para a ativação da Unidade. “Obrigado a todos vocês pela disposição em nos ajudar a abrir a Unidade para atendimento à população e também pelo empenho de cada um nesta realização que é fruto da união do município, do estado, dos Ministérios Públicos e da Santa Casa em favor de uma grande causa”, disse. Antes de encerrar a reunião o presidente disponibilizou o uso da palavra aos presentes.

Estavam presentes o secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Coimbra, o secretário municipal de saúde, Dr. Marcelo Vilela, o presidente da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, Dr. Esacheu Nascimento, o representante do Ministério Público Federal, Dr. Danilo Elias Pereira, o representante do Ministério Público Estadual, Rodrigo Ribeiro Mota, a vice-presidente da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, Gracita Barbosa, os membros da diretoria do Hospital, Alcides dos Santos, Arly Serra e Marcos Vilalba, os técnicos da Sesau, Antonio Lastória e Yama Higa, da SES, Denise de Oliveira, além de assessores e técnicos da Santa Casa de Campo Grande.