EMAIL

centraldevendas@santacasasaudecg.com.br

DISQUE ANS

0800 7019656

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO (HPV)

É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem, se transformar em câncer.

As lesões precursoras ou o câncer em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor.

A infecção pelo HPV é muito frequente, causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca. A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual. As principais formas de prevenção se faz ao uso de preservativos (camisinha) durante a relação sexual.

O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente para meninas com idade entre 9 e 14 anos e em 2017, para meninos com idade entre 11 e 14 anos, pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. Devem ser tomadas duas doses, com intervalo de seis meses. Para mulheres com imunossupressão, vivendo com HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, a vacina é indicada até 45 anos de idade.